Enviada em: 17/05/2019

As pesquisas cientificas sobre distúrbio de aprendizagem são relativamente recentes e ganham relevância a partir dos anos 1980. Ainda não existem testes padronizados mundialmente para diagnostica-los embora tenha referencias importantes. Com isso é muito difícil encontrar crianças com diagnósticos fechado de outros transtornos além do mais conhecidos como dislexia e transtorno do déficit de atenção. A falta de informação costuma ser o principal obstáculo para o tratamento de pessoas com distúrbios de aprendizagem dificuldade real muitas vezes confundida com a falta de atenção ou interesse. Tania diretora cientifica afirma que o problema existe desde o nascimento, mas só se torna evidente na idade escolar, e mesmo assim grande parte dos casos, o diagnósticos demora. O papel do professor se restringe em observar o aluno e auxiliar o seu processo de aprendizagem, tornando as aulas mais motivadoras e dinâmicas não rotulando o aluno, mas dando-lhe a oportunidade de descobrir suas potencialidades. Por tanto com muita leitura e atenção poderíamos diminuir as dificuldades das crianças com distúrbio de aprendizagem.