Enviada em: 25/05/2019

Distúrbio é definido como algo que atrapalha e/ou perturbação. falta de informação costuma ser o principal obstáculo para o tratamento de pessoas com distúrbios de aprendizagem, dificuldade real muitas vezes confundida com falta de atenção ou de interesse. Cerca de 70% da população possui algum tipo de distúrbio específico de leitura e escrita. Outro problema que afeta a apreensão de conhecimentos é a discalculia, dificuldade de lidar com números e raciocínio lógico. Em qualquer caso, é orientável a pais e professores que fiquem atentos.  A escola, sem saber lidar com esses casos, muitas vezes, alega que a origem do quadro é patológica. Esse quadro é mais comum do que se imagina: cerca de 30% desses alunos são diagnosticados como portadores de uma deficiência, para justificar seu mau desempenho escolar. Embora os números ainda não sejam formalmente reconhecidos pelo MEC, eles fomentam uma série de estudos que avalia a situação da educação brasileira e procura entender o que impede a aprendizagem de uma parcela tão grande de alunos.  Para acabarmos com este problema que afeta muitos brasileiros devemos cuidar de nossas crianças e avalialas desde o ensino básico, para que quando o problema seja identificado ele ainda tenha uma solução fácil para ser aplicada.