Enviada em: 21/05/2019

Inclusão, ignorância zero!       Possuir algum distúrbio ou dificuldade é mais comum do que se pensa, cerca de 70% da população possui algum tipo de distúrbio específico de leitura ou escrita. mesmo com essa alta porcentagem de pessoas que possuam algum deficit, os estudos sobre tal são recentes, a partir de 1980, e não se possuem ainda testes padronizados para detectar,e nem o hábito de se diagnosticar precocemente essas crianças, fazendo com que passem boa parte da vida letiva com sérias dificuldades até que ocorra um diagnóstico.       Mesmo que as escolas públicas ou privadas devam prover a seus alunos, diagnosticados com algum distúrbio ou deficit, auxílio pedagógico e até se necessário a adaptação da forma de avaliação desse aluno, não é o que acontece na realidade, já que em muitos casos não há o auxilio pedagógico deixando essa criança a mercê, consequentemente levando a alguns pais a educarem seus filhos em casa, trazendo a tona o problema de inserção nas escolas tanto públicas quanto privadas.         Um dos maiores problemas para inserção de crianças com algum distúrbio é que o nosso sistema educacional em si já possui muitas falhas, inclusive para crianças que não tem nenhuma dificuldade, imagine então as que possuam e não tem auxílio necessário exigido por lei.       Portanto para que ocorra um processo de inclusão escolar é preciso que existam políticas públicas de incentivo ao diagnóstico precoce, por meio da inserção dos testes necessários para um diagnóstico no planejamento dos postos de saúde para crianças menores de cinco anos, divulgação da necessidade de testes e como a detecção precoce ajudará a vida toda da criança diagnosticada.       Para uma inserção completa é necessário mais que tudo que as escolas públicas e privadas estejam preparadas para receber alunos com distúrbios, com a sensibilização de toda escola desdo dos alunos até os funcionários (de diretores à limpeza), além disso é necessário a abolição da ignorância, com o conhecimento, apresentação de artigos, necessário também que para criança a escola seja um ambiente pedagógico ou seja ela deve ir a escola para aprender algo, não somente para brincar ou interagir, claro que isso seria com um material inclusivo, conteúdo no qual tenha cunho pedagógico.         a inclusão só acontecerá quando a ignorância sobre os distúrbios e dificuldades de aprendizagem acabar, e para acabar com o preconceito somente com conhecimento, por meio de palestras, apresentação de artigos científicos, para que não somente a criança com dificuldade esteja preparada mas principalmente a escola que vai acolhê-la, os professores, os alunos, a turma esteja verdaderamente pronta para recebê-la como ela merece.