Enviada em: 24/05/2019

Distúrbio de aprendizagem   As crianças começam a ler no início da escola primária, mas as bases da leitura são construídas desde a primeira infância. Muito cedo, as crianças pequenas aprendem a perceber e manipular os sons da linguagem e a reconhecer e dar nome às letras. Elas também podem começar a aprender a resolver problemas, discutir, refletir e tomar decisões, os hábitos que fazem parte do processo de aprendizado da leitura.  Depois de ter essa base implantada, as crianças podem continuar o desenvolvimento de outras habilidades importantes na leitura, ou seja, a fluência, o vocabulário e a compreensão.Distúrbios de aprendizagem são problemas que afetam a capacidade da criança de receber, processar, analisar ou armazenar informações. Podem dificultar a aquisição, pela criança, de habilidades de leitura, escrita, soletração e resolução de problemas matemáticos.  A discalculia, ou incapacidade em matemática, consiste em uma dificuldade persistente para aprender ou entender conceitos numéricos, princípios de contagem e aritmética. Essas dificuldades são frequentemente chamadas de incapacidade matemática. Entre 3% e 8% das crianças em idade escolar apresentam dificuldades persistentes para a aprendizagem desses conceitos matemáticos, que as acompanham de uma série para outra no ensino fundamental. Cerca da metade das crianças que apresentam discalculia também apresenta atrasos para aprender a ler ou tem uma incapacidade em leitura, e muitas têm o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.