Enviada em: 03/06/2019

As dificuldades na aprendizagem             A fase escolar significa uma etapa de desafios para qualquer criança. Tudo isso é motivado porque além de ser o começo de uma rotina que vá ao encontro do desenvolvimento pedagógico, existe também o critério de adaptação com os demais alunos, com as professoras e com tarefas que os auxiliarão dali em diante. É no ambiente escolar, principalmente na fase da alfabetização, que alguns distúrbios como, dislexia, disgrafia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) são descobertos.              Esse transtorno atinge cerca de 70% da população brasileira, segundo uma pesquisa realizada, em 2017, pelo Estadão. Os distúrbios podem ser ''amenizados'' conforme for tratado precocemente, no entanto quando as crianças ou os adolescentes são identificados com essas desordens já não possui métodos tão eficientes para ajudar o indivíduo, ainda mais se for descoberto na fase juvenil. Além disso, é importante saber que a dislexia é um distúrbio genético e hereditário, então não é uma situação de preguiça ou falta de atenção da criança e sim uma circunstância gênica.             Outrossim, é significativo destacar que conforme uma pesquisa realizada Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, em 2018, aponta que crianças com déficit de atenção e com outros distúrbios de aprendizagem sofrem bullying, pois são considerados pelos colegas de turma como ''burros'', lerdos e ignorantes. Por esse motivo é importante que esse assunto seja discutido na sala de aula pela professora, dessa maneira os alunos podem até ajudar os colegas que possuem alguma dúvida sobre os exercícios e aprender a respeitá-los mesmo com as dificuldades intelectuais.                   Portanto, esse assunto é de grande relevância e deve ser abordado com mais frequência nas escolas e nas reuniões escolares que os pais participam. As escolas tanto públicas quanto particulares, precisam esclarecer as dúvidas sobre o tema principalmente para os pais, explicar nas salas de aula sobre o tópico, e se necessário haver parcerias entre psicopedagogas e os pais dos alunos, que necessitam de uma maior atenção na hora dos estudos.