Enviada em: 11/06/2019

É comum vermos pais que reclamam da situação escolar dos seus filhos, dizem que seus filhos são desatentos e que não se esforçam como deveriam, mas nem sempre o problema se encontra no esforço que a criança está fazendo, e sim, decorrente de disfunções de ordem psicológica ou fisiológica, tal como ocorre em pessoas que possuem Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH), Discalculia e Dislexia. O sistema tradicional de ensino acaba funcionando como um agravante nessa situação, levando estudantes e pais a interpretarem situações como a de baixo rendimento escolar como sinal, exclusivo, de que o educando está desleixado em relação a suas obrigações, então, como a escola e a família poderiam ajudar o jovem a superar seus desafios? A escola e a família devem agir como bases para que o aluno consiga se firmar e encarar o seu problema, de forma que ele não venha a se sentir inferior ou incapaz. Distúrbios na aprendizagem afetam a auto-estima e o bem estar emocional, o que pode levar o jovem a vir desenvolver um quadro de depressão, logo, a escola deve tomar uma posição mais orgânica e mutável, para se adequar as necessidades de cada jovem e ajudá-los a se desenvolverem. De modo semelhante a família tem um papel muito importante no que se refere ao apoio ao jovem, ajudando-o a ser mais confiante em si, é fato que algumas das disfunções não podem ser vencidas somente com o apoio da escola, por meio de reforços e da família, mas com o auxílio profissional. Se observarmos pessoas que possuem distúrbios de aprendizagem como o TDAH, veremos que seus cérebros possuem carência de Dopamina e por isso sofrem com falta de concentração e duas características muito comuns em pessoas que possuem esse problema é o agir impulsivamente e o falar excessivo. Discalculia e Dislexia são, respectivamente, problemas relacionados a desenvoltura do aluno nas áreas de exatas e linguagens, o que leva muitas vezes o estudante a se frustrar e até adquirir um certo "pavor" com relação as disciplinas em questão. O comportamento dos jovens é afetado, muitas vezes por causa destes problemas que fazem com que eles sejam ridicularizados ou se sinam assim. Portanto, torna-se necessário que a escola e a família trabalhem juntas com o intuito de ajudar o jovem a vencer seus desafios e que a escola crie meios para se adequar as necessidades dos alunos. A informação também é algo importante, fazendo-se necessário que as escolas criem projetos e palestras para tratarem acerca desses desafios com os pais e alunos para conscientizá-los, desmistificando a ideia de que todo o aluno com baixo rendimento é um aluno que não se esforça ou se dedica.