Enviada em: 15/06/2019

Muitas crianças não conseguem se inserir no contexto escolar.Dessa maneira, elas apresentam distúrbios ligados à aprendizagem que passam despercebidos pelo núcleo familiar e pelos professores.Nesse sentido, é fundamental discutir a problemática em evidência seja por ser difícil diagnosticar, seja pela falta de entendimento acerca do assunto.      Em primeira análise, é complexo descobrir se a criança tem algum tipo de dificuldade no ato de aprender e de se inserir na escola.Um exemplo de tal situação remete ao diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) - o qual precisa que os familiares e a escola percebam alguns sintomas no jovem, como a não socialização com os colegas, para que procure um profissional da saúde.Logo, é comum esses núcleos de convivência achar que os sintomas são comuns da idade infantil e não procurar ajuda médica.     Ademais, a informação no que compete ao fato da criança aprender é um obstáculo a ser suplantado.Isso porque segundo uma pesquisa realizada em uma escola de Minas Gerais a maior dificuldade na alfabetização delas é o que tange à informação, ou seja, muitas famílias e até profissionais da rede de ensino desconhecem a realidade vivenciada por pessoas em idade infantil- que podem passar por mudança de interesse o tempo todo e também por problemas para se socializar com as outras.Portanto, é preciso que esses núcleos formadores da criança tenha mais atenção com ela.      Diante do exposto, depreende-se que é imprescindível que os adultos dedique atenção aos futuros jovens.Por isso, uma alternativa indispensável é o Ministério da Educação criar um projeto.Por meio dele, que deve se chamar ''Sem Obstáculos'', é preciso divulgar informações para os professores e a família acerca dos distúrbios do aprender.Desse modo, alertar-se-á aos principais núcleos de convivência da criança quais são os sintomas de tal problemática com o intuito de sensibilizar eles a procurar tratamentos médicos e psicológicos.