Enviada em: 16/06/2019

A fata de informações sobre distúrbios como dislexia e/ou transtorno do déficit acarreta preconceitos, falta de conhecimento,obstáculos para o diagnóstico da mesma entre outros. De acordo com a Diretoria Científica da Associação Brasileira de Dislexia (ABD), cerca de 70% da população possui um distúrbio específico de leitura e/ou escrita.     O filme "Como estrelas na Terra-toda criança é especial" dirigido por Aamir Khan, trata de um menino com dislexia e mostra os obstáculos que ele sofre no aprendizado, em casa, com amigos e para  ser diagnosticado. Uma das maiores dificuldades de pessoas que sofrem com esse distúrbio é o diagnóstico, pois dificilmente é precoce, dessa maneira só é concluído em virtude de outros distúrbios.      Como resultado da dificuldade em se diagnosticar a dislexia e o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), muitos pais ou responsáveis observam a dificuldade como falta de interesse, preguiça,entre outros. Como efeito,uma das maiores dificuldades de alfabetização de indivíduos com TDAH é a informação e o apoio dos pais.     Em algumas escolas a equipe docente conta com a participação de profissionais especializados em ensinar crianças com distúrbios e transtornos,mas na maioria das escolas a realidade é outra. Escolas do PEI (Programa de Ensino Integral ) conta com diversos projetos para a inclusão de alunos com dificuldades, mesmo não tendo profissionais especializados.O preconceito derivado da falta de informação sobre o assunto torna  a a aprendizagem difícil, visto que no senso comum acredita- se que são menos inteligentes,mas dislexos tem seu QI no nível normal ou até acima da média.      Dessa forma diminuir a falta de informação,no início da vida escolar é necessário que haja um projeto nas escolas, realizado pelo Ministério da Educação e o Ministério da Saúde em que seja realizado o "CDD" Conscientização da Dislexia,em decorrência o diagnóstico será precoce evitando qualquer obstáculo e falta de informação dos responsáveis.