Enviada em: 16/08/2019

No filme indiano "Como estrelas na Terra", é retratada a história Ishaan, um garoto de nove anos de idade que sofre de dislexia e que não é compreendido pelos pais e professores. Fora da ficção, a maioria das crianças com distúrbios de aprendizagem também enfrentam dificuldades ao se inserirem no ambiente escolar, o que se deve, principalmente, às escolas despreparadas para atenderem suas necessidades com eficiência e, também, à exclusão das atividades escolares que é presenciada por muitos desses indivíduos.   Nesse contexto, pode-se analisar que crianças com limitações intelectuais possuem direito a educação tal qual qualquer outra, porém, em muitas das instituições brasileiras, não são integrados profissionais especializados para acompanhá-las de forma adequada. Esse problema, aliado à situação precária da infraestrutura da maioria das escolas públicas no Brasil, resulta no atraso do desempenho acadêmico desses alunos. Assim, deixando a desejar tanto no ambiente psicológico do pequenino, quanto em sua carreira como estudante.     Ademais, assim como ocorre com muitas das minorias, crianças com necessidades especiais acabam, muitas das vezes, por serem desmembradas das atividades curriculares realizadas pelos demais alunos. Segundo a psicopedagoga Sandra Torresi, essa conduta ao lidar com crianças especiais é extremamente prejudicial, já que o convívio social com as demais é apenas benéfico ao desenvolvimento de suas habilidades, no caso, intelectuais. O fato de que esse comportamento ainda é muito presente, faz com que ainda tenha-se muito a percorrer até a mudança desse cenário no Brasil.      Portanto, para que obtenha-se progresso no quadro atual e as crianças com distúrbios de aprendizado sejam incluídas de forma igualitária no ambiente escolar, faz-se necessária a adoção de medidas. Urge que o Ministério da Educação, com o uso de verbas públicas, crie um programa que leve a todas as escolas públicas do país, profissionais psicopedagogos para fazer o acompanhamento adequado dos alunos especiais em questão. Além disso, é importante que o mesmo Ministério promova melhorias na infraestrutura das mesmas escolas, afim de progredir na qualidade de ensino de todos os alunos, em especial, os que sofrem de limitações intelectuais. Cabe, também, ao Senado Brasileiro, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, a criação de leis que punam  com multa, as escolas que vierem a excluir de atividades curriculares, alunos que devem estar incluídos por direto próprio nesse ambiente. Assim, pode-se amenizar a realidade atual no Brasil.