Enviada em: 23/07/2018

Cotas não são suficientes     O sistema de cotas é um mecanismo com objetivo de inclusão social e racial, porém não resolve o real problema das minorias,ou seja, torna-se uma medida mascarada a partir do momento que não supre o desnível entre ensino público e ensino particular, portanto apenas disfarçam a situação da educação pública onde situa-se o pequeno grupo de ingressantes nas universidades públicas.     Por um lado a raça não determina a capacidade intelectiva do indivíduo, por outro lado a qualidade de ensino recebida desde o princípio da vida acadêmica até o nível médio é um fator decisivo na hora de competir por uma vaga no nível superior. Dessa forma é inquestionável a necessidade de um verdadeiro mecanismo de apoio às classes sociais desfavorecidas e assim equiparar o ensino público ao particular.    Outro fator a ser considerado é que o ingresso dos alunos menos favorecidos nas universidades não garantem sua permanência no curso, toma-se como exemplo a falta de base nos estudos e conveniência em aliar trabalho e educação. Destarte é necessário uma política de amparo que evite a evasão e a repetência desses alunos, mais uma vez o uso de cotas mostra-se insuficiente para igualar as diversas camadas sociais brasileiras em um mesmo nível educacional.    Portanto, de acordo com as ideias expostas anteriormente, além do sistema de cotas o Executivo Federal, por meio do Ministério da Educação, deve dispor políticas de investimentos no sistema educacional público e também políticas para o suporte de alunos oriundos dessas minorias já ingressos nos cursos superiores a fim de um dia não precisar das cotas para inserção social e racial.