Enviada em: 08/10/2018

Direito ou Compensação ?     Cota é o reflexo de um sistema de educação básico falho, desigual e uma forma de compensar a falta de qualidade desde e educação infantil.   A educação básica de qualidade é fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos e por conseguinte, do país, pois ela, desde da educação infantil até o ensino médio,  garante o desenvolvimento social, econômico e cultural  assegurando-lhes o cumprimento dos deveres e direitos através do exercício de cidadão. Entretanto o Brasil está longe de conquistar seu espaço no ranking de educação mundial, já que não possui base satisfatória. último estudo feito em 2018 pelo Ministério da Educação, mostrou que a imensa maioria dos alunos do ensino médio não tem conhecimento adequado nas matérias básicas de português e matemática. Esta deficiência se dá desde os anos inicias da escolaridade, já que os alunos não são estimulados  e ensinados desde cedo a estudar, reler e fazer exercícios em casa para aprender respeitando o tempo e forma de aprender de cada um,  mas são ,apenas, ensinados  a reproduzirem através da fala e escrita para ganhar nota.       O governo para compensar esta defasagem disponibiliza o mínimo de  cotas  sociais, de diferentes etnias,de dificuldade física e/ou motora, entre outras, ou seja, o sistema de cotas não é um direito e sim uma compensação de um sistema de ensino que não se faz de forma igual e justa, sendo assim quem pode pagar escola durante a educação básica dos filhos conseguem inserir estes em universidades públicas, porém quem  estudou em escola pública, é pobre e teve que trabalhar para ajudar a família enquanto estudava, não conseguiu se desenvolver de forma adequada e acabou entrando e  pagando universidades particulares sem ao menos saber fazer uma redação.       Levando em consideração os fatos expostos, a solução está em priorizar a educação igualitária e justa no país, investindo em infraestrutura, em professores, em projetos que estimulem o desenvolvimento dos alunos.        Segundo a Lei de diretrizes e bases da educação brasileira, sendo  competência dos municípios a educação infantil e os anos inciais do ensino fundamental, já os anos finais do ensino fundamental e ensino médio fica sob a responsabilidade do Estado, desta maneira cada etapa possui um objetivo