Enviada em: 27/08/2019

A transferência da metrópole portuguesa para o Rio de Janeiro trouxe inúmeras mudanças, visto que D. João VI precisava implementar condições mínimas para o contingente que estava com a corte sendo assim ocorre a fundação da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro logo após sua chegada. Nessa perspectiva, a formação e a importância do ensino superior está presente desde o processo histórico brasileiro, contudo,hodiernamente, a carência de aprendizagem dos jovens no ensino fundamental e médio e a falta de afinidade com o curso são fatores que ocasionam a evasão universitária.    Em primeiro plano, as instituições públicas de ensino do Brasil sofrem com a negligência do Estado em não fornecer infraestrutura adequada para ensino sendo um obstáculo de aprendizagem, uma vez que desmotiva os alunos, assim não valorizam o estudo. Com isso, quando os discentes ingressam nas universidades em muitos casos não conseguem acompanhar o ritmo de estudo e desistem, pois ocorre a carência de aprendizagem na interpretação, nas noções básicas de matemática, entre outros. Isso pode ser observado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) realizado em mais de 70 mil escolas de ensino fundamental e médio do país pelo Ministério da Educação, o qual aponta que apenas 1,6% dos alunos atingiram aprendizagem adequada na disciplina de português.     Ademais, ocorre a ausência de afinidade com o curso entre os brasileiros, pois ingressam em áreas acadêmicas que não conseguem conciliar e isso pode desencadear na falta de compromisso com o curso, corroborando para a evasão universitária. Essa questão pode ser analisada pelo estudo feito pela Universidade Anhembi Morumbi, na cidade de São Paulo, com estudantes do terceiro ano do ensino médio revela que os estudantes decidem a carreira sem conhecer a área de interesse realmente sendo estes 46% dos entrevistados. Desse modo, as escolas de ensino básico possuem papel fundamental para combater a evasão universitária, pois deve ser um ambiente para esclarecer essa falta de conhecimento que os alunos possuem e auxilia-los nas escolhas dos cursos.   Portanto, é necessário amenizar os desafios da evasão universitária no Brasil para que assim a formação do ensino superior seja priorizada pelos cidadãos. Diante de tal impasse, cabe ao Ministério da Educação intervir nas instituições de ensino fundamental e médio, por meio de um plano educacional que priorize a capacitação dos professores para que auxiliem os alunos na construção da educação básica de qualidade, com o intuito de mitigar as carências de aprendizagem existentes no país, além da escola promover um projeto de visitas em campos universitários com os discentes para que seja feita uma "feira de profissões" e os alunos possam diminuir as dúvidas que possuem sobre as carreiras que desejam seguir.