Enviada em: 09/01/2019

O Brasil, demonstra, nos dias atuais, não dar a significativa importância aos nativos, que aqui residiam primordialmente antes da grande Descoberta, os indígenas são uma das minorias brasileiras que enfrentam problemas diários, principalmente relacionados a educação, já que este grupo não possui a assistência necessária  para adentrar em escolas e não possui recursos suficientes para fazer um ensino superior público ou particular financiado.    Na letra de "Índios" de Legião Urbana, "Quem me dera ao menos uma vez/ Que o mais simples fosse visto como o mais importante", pode-se relacionar o simples e importante, ao que assegura a diretrizes dos Direitos Humanos, que dá a todos o direito a educação, tornando válida a introdução deste grupo no sistema de ensino. Entretanto, isto não acontece na prática, pois o mesmo, não possui apoio necessário para adentrar nas escolas, por ausência de escolas próximas ou transporte que os levem até elas, e muita das vezes quando há o acesso ao ensino, é por meio de indígenas que voltaram a suas tribos, depois de se formarem professores.    Por outra parte, vale ressaltar que além de não conseguirem ingressar numa universidade pública por ausência de uma formação escolar de qualidade, poucos são os indígenas que conseguem ser contemplados com os programas de financiamento estudantil e de bolsas em universidades particulares, pois as mesmas não possuem uma maleabilidade necessária para avaliar a condição socieconômica do grupo, tornando minímas as chances destes se graduarem no nível superior.    Logo, é importante que haja um olhar atencioso do Governo para este grupo. Consequentemente, a FUNAI juntamente com o MEC, busquem novos caminhos para validar o direito a educação, por meio de projetos onde efetive o acesso a escola, havendo conduções que as levem até elas, como também, número maior de vagas nas universidades públicas advindas das cotas PPI e programas de bolsas integrais na rede particular, proporcionando-os o que todos deveriam ter, o acesso a educação. qualidade.