Enviada em: 22/01/2019

Segundo a filosofa brasileira Marielene Chauí, a democracia deve ser um sistema com direitos igualitários para todos, sem ações que prejudicam um grupo em prol do outro. No entanto, tal sistema dificilmente é cumprido no meio educacional, visto que, desafios são encontrados para a formação educacional indígena no Brasil. Tais problemáticas advém da falta de infraestrutura escolar e da ausência de assistência educacional à tais comunidades.           O filósofo Aristóteles, afirmava que a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça o equilíbrio na sociedade seja alcançado. Entretanto, o sistema educacional brasileiro não cumpre de modo satisfatório tal ideal, pois a maioria das escolas em aldeias indígenas não oferece infraestrutura suficiente para que os mesmos tenham uma boa formação. Por consequência disso, segundo informações obtidas no site Portal do Estado, os indígenas é o menor grupo de pessoas a adentrarem na universidade no ano de 2016.           Outrossim, cabe entender fatores que permitem a manutenção da problemática. Nesse sentido, a falta de assistência educacional das aldeias deve ser visto como relevantes, pois segundo o censo realizado em 2016, os estudantes indígenas são os que menos contam com o apoio público para pagar curso. Logo, é notório como a carência a assesoria educacional gera desafios aos cidadãos indígenas.               Diante disso, torna evidente que a educação dos índios brasileiros fevem ser revista. O filósofo Imannuel Kant, afirmava que o homem é nada além do que a educação faz dele, assim o Ministério da Educação, deverá fazer melhorias na infraestrutura e prestat uma maior assistência as mesmas. Dessa forma, os desafios para a educação indígena diminuirá gradativamente.