Enviada em: 03/03/2019

A educação dos povos indígenas é um desafio presente no Brasil. Desde o período colonial, o índio foi posto como um ser sem identidade, ou seja, sem cultura na visão europeia. Ainda que, o preconceito étnico tenha se comprimido, a incitação para incluir uma educação específica e intercultural tem sido um problema que inviabiliza os direitos desses povos. Devido a falta de apoio governamental e a carência de recursos e transportes para a locomoção até instituições que se concentram em centros urbanos.   A população indígena desde a constituição de 1899, tem o direito de buscar maior integração, bem como de se manter intacta em sua cultura aldeada, se assim entender que é a melhor forma de preservação. Todavia, o Governo , como um grande detentor de poder em um país não engloba e nem preserva a cultura desses povos. Pois a falta de incentivo para a preservação dessa identidade é grande. havendo assim um rompimento de compromisso associado ao modo de vida indígena e seus preceitos.    Outrossim,  grande parte desses nativos ''naturais'' vivem em serras, selvas e aldeias que existem há muitos anos. O ensino nessas regiões, muitas vezes, é padronizado de acordo com históricos culturais desses povos, mas não deixa de apresentar as ciências que compõem o mundo há séculos. Porém o grande impasse, é que essas pessoas geralmente  vivem afastadas das instituições básicas e superiores. Dificultando assim, o acesso para escolas e faculdades.   Portanto, torna-se viável que a questão apresentada seja valorizada e analisada de uma forma ampla. Necessita-se que o Governo veja possibilidades de integrar um projeto de educação escolar indígena diferenciada nas instituições públicas , para que os nativos se sintam familiarizados á nação que apresenta diversidades. Sendo interessante, o Ministério da educação fazer incentivos ficais e avaliações em aldeias e ambientes mais afastados, avaliando o grau de escolaridade e alfabetização desde o primário. E por fim, a mídia deve acompanhar e publicar a progressão dos feitos no país, instigando a memória cultural .