Enviada em: 22/04/2019

No Brasil, a precariedade na educação é preocupante, principalmente para a população indígena, que ao longo dos anos vem enfrentando diversos desafios. A falta de investimentos e regulação, torna uma educação que deveria ser rica em conhecimento, incompleta.      Hoje, grande parte da população indígena do Brasil , habita principalmente o estado do Amazonas, a região norte do país. A educação dos povos indígenas se encontra desqualificada, na qual os jovens frequentam locais com infraestrutura fraca, as aulas ocorrem em locais improvisados, como em casas comunitárias ou emprestada dos moradores da região , sem a essência da escola , como refeitório , biblioteca , pátio, ambientes climatizados. Os professores , além de muitos ainda desconhecerem os costumes , tradições , língua , não possuem direitos trabalhistas , tendo contrato válido de abril a dezembro, ou seja, durante o período escolar. Os materiais oferecidos , muitos deles , não convergem com o que deveria ser ensinado ao jovem , impactando na qualidade da aprendizagem.    A lei de Diretrizes e Bases Da Educação , de 1996, que garante o direito a uma educação multicultural, especifica para cada povo indígena, além de garantir o índio o direito de terra e preservação dos seus costumes,  não vem sendo totalmente atuada; como os materiais didáticos, que além de não serem escritos por índios , não contém a cultura exclusiva , o idioma local, ou seja, a identidade do povo, prejudicando os ensinamentos das futuras gerações. Pelos fato de muitas escolas serem localizadas em áreas de fronteira, cabeceira de rio ,distante dos municípios , e os órgãos governamentais não proporcionarem recursos, torna o transporte um grande obstáculo , fazendo com que muitos jovens não consigam chegar as escolas , assim não obtendo o ensino necessário.     Tendo em vista os aspectos observados, é necessário que o governo federal invista na educação dos povos indígenas , organizando  politicas voltadas à formação de professores ,que conheçam a cultura daquele povo ,em construções e reformas de escolas, em transporte e alimentação escolar. É essencial que ocorra o desenvolvimento de materiais didáticos exclusivos para cada grupo , fazendo com que as futuras gerações desfrutem do seu real costume.