Enviada em: 31/07/2019

Os Povos Indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena. Mostrando assim que não devemos manipular tanto sua cultura quanto quem eles são e o querem se tornar no futuro.       Muitas pessoas tem conceito já formado dos indígena devido a legislação brasileira tratar eles de modo diferente da sociedade urbana, pois não há interferência do Estado brasileiro nas atitudes praticadas na aldeias. Gerando um sentimento separatista da sociedade e dos indígenas, refletindo na escolarização das crianças indígenas.         E levando os aborígines mais tradicionais a terem um aversão a educação urbanizada e sentirem que suas crianças serão tiradas de suas origens. Mas pelo lado das crianças, aquelas que não querem ser da tribo e viver no urbano, não recebem apoio do governo para fazer uma faculdade e ter regresso na vida.        O governo poderia esclarecer para a sociedade que os indígenas merecem respeito por serem o primeiro povo a abitar o Brasil, mas o mais eficiente seria que tivessem agentes do governo para informar para os aborígenes mais antigos os benefícios da escolarização e os professores incentivar aos alunos a não esquecer as suas culturas.