Enviada em: 19/08/2019

A Constituição Brasileira, adotada no ano de 1988, assegura o direito de toda população à educação específica e de qualidade. Entretanto, o ensino aos povos indígenas ainda é um desafio que persiste, pois esse deve ser adequado à realidade que vivem. Essa problemática é motivada não só pelo difícil acesso do índio às instituições de ensino superior, localizadas em perímetro urbano, como também pela falta de escolas nas tribos indígenas.    Primordialmente, vê-se necessário analisar o período colonial brasileiro de 1530, onde os Jesuítas, em suas missões, buscavam catequizar os nativos. Em decorrência disso, os índios buscavam proteger sua cultura no interior do território brasileiro, como os Tupinambás na Amazônia. Todavia, ao decorrer das décadas, houve a urbanização das cidades e, por residirem no interior, os indígenas enfrentam desafios para se deslocar devido a falta de transportes públicos, como ônibus e balsas, que possam fazer o trajeto até as faculdades e as tribos, levando à desistência de muitos devido a dificuldade.   Ademais, como relata o teólogo Rubem Alves, ensinar é mostrar a vida a quem não a viu. De modo semelhante, o número reduzido de escolas específicas nas tribos indígenas - que adequem à sua cultura- acresce a quantidade de nativos com ensino médio incompleto no Brasil, o que os levam à enfrentarem diversos desafios, como a desigualdade social e o analfabetismo.   Portanto, é mister que medidas sejam tomadas para solucionar essas questões. Para que os nativos brasileiros tenham acesso às universidades localizadas em perímetro urbano, urge que as Secretarias Municipais dos Transportes direcionem verbas para a locomoção desses estudantes, por meio de contratações de empresas terceirizadas que façam o trajeto gratuito desses alunos em balsas e ônibus, o que garantirá a eles meios de deslocarem-se, com segurança, até as instituições e prosseguirem seus estudos. Além disso, cabe às prefeituras instalarem escolas indígenas em todas as tribos municipais, com o auxílio da Fundação Nacional do Índio, a fim de certificar que todos os nativos terão um ensino de acordo com sua cultura. Desse modo, certificar-se-ia o cumprimento do artigo 205 da Constituição, visando um país melhor.