Enviada em: 04/07/2018

Nos últimos anos, o mundo vivenciou o grande avanço da internet. Contudo, a evolução dessa tecnologia não foi acompanhada por um processo de inclusão, principalmente para o público idoso. Essa realidade pode ser amenizada com um processo integrado de inclusão digital.        Nesse contexto de expansão da internet, a terceira idade tem apresentado dificuldades para se inserir no mundo digital. Essa dificuldade pode ser atribuída ao fato de que esses indivíduos conviveram por um longo período de suas vidas sem a utilização dessas tecnologias. Além disso, com a ampla disseminação da internet, não houve um processo de inclusão digital e adaptação, que possibilitasse o aprendizado gradual dos idosos.          Ademais, outro ponto crítico que contribui para a exclusão dos idosos é o desing das mídias. Isso porque, muitos aparelhos, como os celulares e tablets, por exemplo, apresentam letras demasiadamente pequenas, e ícones, ao invés de palavras. Com isso, o público da terceira idade tem apresentado dificuldades de manusear esses aparelhos, o que acaba agravando ainda mais a exclusão desses indivíduos.           Diante do argumentado, verifica-se a necessidade de promover a inclusão digital dos idosos. É necessário que o Ministério da Educação promova cursos básicos de informática voltados para o público idoso, visando, por meio de uma metodologia especifica, o aprendizado e inclusão digital dos idosos. Além disso, é necessário que as empresas fabricantes de aparelhos celulares, tablets e outras mídias, produzam aparelhos com opção de desing que facilitem a utilização por pessoas idosas. Dessa forma, com a implementação das açoes propostas, será possivel expandir a inclusão digital entre a terceira idade.