Enviada em: 02/08/2018

Com o advento do processo de globalização,no final do século XX,as novas tecnologias de informação modificaram o cotidiano da vida moderna,facilitando a integração social e o acesso a uma série de serviços. Todavia, a falta de acessibilidade da terceira idade com relação às inovações tecnológicas,revela os desafios para a inclusão digital desses indivíduos,seja por aspectos sociais,seja por aspectos educacionais.   Sob esse viés,o descaso com o público mais velho e a segregação social são fatores que potencializam essa problemática. De acordo com Zighmunt Bauman,na sociedade contemporânea emergem o individualismo e a efemeridade das relações. Analogamente,com o aumento do números de idosos no país e o desejo de inserir-se socialmente,percebe-se que,principalmente,familiares e amigos não possuem paciência e iniciativa de auxiliar na alfabetização digital desses indivíduos. Além disso,a maior parte dos idosos conectados à internet encontram-se na região Sudeste e pertencem às classes A e B evidenciando o caráter segregacionista existente.   Outro aspecto relevante deve-se à falta de oportunidades educativas para viabilizar o acesso da terceira idade às novas tecnologias. Segundo Paulo Freire,se a educação sozinha não transforma a sociedade,sem ela,tampouco,a sociedade muda. Entretanto,a manutenção da discriminação com o público mais velho,contribui para o descaso de órgãos públicos com políticas educativas de inclusão digital,limitando a autonomia,o acesso à informação e a integração social. Ademais,nota-se falhas adaptativas para essa população,visto que as características dos novos meios de comunicação não condizem com as particularidades dos idosos.  Urge,portanto,a necessidade da sociedade,juntamente com órgãos não governamentais,disponibilizarem serviços de auxílio ao aprendizado da terceira idade com relação à smartphones,computadores e suas funções,por meio de palestras explicativas,a fim de realizar a alfabetização digital. Por fim,cabe às instituições públicas de ensino oferecerem aulas de inclusão digital em todas as regiões do país,ao disponibilizarem ensino individualizado e de qualidade com o fito de possibilitar autonomia aos idosos.