Enviada em: 20/07/2018

Na conjuntura contemporânea, o idoso deixou de ser uma pessoa que somente lê jornais e tricota e começou a exercer forte influência no meio digital. Com o advento da modernidade, a internet torna-se o principal meio de acesso e, com isso, essa parcela da população que estava esquecida passou a ser reintegrada na sociedade. Logo,observa-se a necessidade de um ambiente voltado para o público idoso.   Convém salientar sobre o crescimento do número de indivíduos da terceira idade. Atualmente, devido aos índices elevados de longevidade as pessoas vivem mais e têm mais sede por informações, o que as torna muitas vezes dependentes da internet para realizar atividades básicas, como ler jornais ou efetuar uma compra online em vez de ir à loja. Além disso, o meio virtual possibilita um alto nível de interação e inclusão de indivíduos que possam estar distantes do convívio diário, tais, como idosos.    Por outro lado, essa parcela da população possui expressiva participação econômica. Segundo, o portal Brasil Econômico, o rendimento do idoso corresponde a 21% da renda dos brasileiros, o que demostra o potencial de consumo de pessoas acima de 60 anos. Apesar disso, ainda há pouco amparo para esses grupos em termos de políticas públicas que facilitem sua inserção no mercado, como em oferta de produtos que sejam direcionados as suas necessidades e interesses.   Fica evidente, portanto, a necessidade de  inclusão digital do idoso. Sendo assim, é preciso que o Ministério da Educação em parceria com ONG's crie cursos gratuitos que ensinem os idosos como utilizarem as novas tecnologias de modo adequado, visando sua maior inserção no mundo virtual. Ademais, o Poder Legislativo deve assegurar a legislação vigente para que os mercados ofereçam uma quantidade mínima de produtos voltados a essa faixa etária. Assim, como disse Platão " devemos aprender durante toda vida, sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice."