Enviada em: 15/08/2018

A terceira idade na Era digital       Muito se discute acerca da necessidade da tecnologia na vida das pessoas, em especial, na dos idosos, onde parcela significativa destes, não possuem acesso a estes meios que dinamizam o decorrer das tarefas de muitos cidadãos brasileiros. Em contrapartida, as pessoas com idade mais avançada, a juventude da nação domina e aprimora a tecnologia facilmente, aflorando dificuldades por parte dos idosos, como o acesso a redes sociais, a comunicação a distância, dentre outros aspectos no qual eles não possuem conhecimento de uso.       Percebe-se em muitos casos, que as pessoas mais velhas, não esboçam um interesse em serem incluídas no mundo digitalizado. Porém, é vero que indivíduos que usufruem do meio tecnológico, possuem maior facilidade de comunicação, relacionamento, informação e é claro, conhecimento.       Quando se trata de pessoas com idade mais avançada, faz-se referência a indivíduos aposentados, e a aposentadoria atualmente regida pela Previdência Social, órgão do Estado, encontra-se com sérias dificuldades de fornecer uma remuneração adequada para o sustento do sujeito que trabalhou para o país, e agora não é retribuído pelos seus serviços prestados, de forma íntegra. Com isso, uma grande porcentagem destas pessoas, não possuem condições de adquirir um bem material digital, devido a necessidade de usufruírem da sua pequena renda em impostos, sancionados pelo governo brasileiro.       Outro fator relevante, é a baixa escolaridade da maioria dos idosos, uma vez que muitos não terminaram o Ensino Médio, por habitarem regiões, geralmente interioranas, onde há presença do analfabetismo que, analisando por um contexto histórico, a população era predominantemente rural, onde o acesso a escolas era e ainda é restrito. Sendo assim, com a falta de escolaridade, torna-se difícil despertar na consciência dos velhos, o fator benéfico da tecnologia, já que o desinteresse, citado anteriormente, precede a busca do conhecimento.        Portanto, afirma-se que o desafio de incluir a terceira idade no meio digital, pode ser realizado, através do incentivo dos mais qualificados, neste caso da geração jovem digital, perante o ensinamento dos idosos em oficinas nas escolas, acerca do uso de aparelhos eletrônicos, mostrando o quão importante é, o saber usufruir, estes recursos. Estas oficinas escolares de inclusão, devem ser patrocinadas e incentivadas pelo Governo, nas escolas e universidades públicas. Bem como estes apontamentos, a imposição de uma remuneração proporcional para os idosos na sua aposentadoria, oferecendo-lhes condições de adquirir seus bens materiais, dentre eles, os digitais.