Enviada em: 02/11/2018

De acordo com o cientista Isaac Newton, quando um copo encontra-se em movimento retilíneo uniforme tende a permanecer nesse estado, até que uma força maior intensidade o contenha. Nesse sentido, pode-se comparar essa constatação física com a inclusão da terceira idade, haja vista que a problemática persistente de maneira frequente na sociedade. Isso se evidencia pela negligência familiar em consonância com a falta de políticas públicas.       Em primeiro plano, segundo o filósofo Platão, quando um indivíduo não possui esclarecimento crítico perante aos fatos da realidade, encontra-se na caverna da ignorância. À vista dessa teoria, os familiares não dedicam tempo de ensino na inserção dos idosos nos aparatos tecnológicos, seja pela falta de paciência ou tempo. Sendo assim, agem da mesma forma da "Alegoria da Caverna", porquanto não conseguem compreender que a tecnologia possibilita um independência, como por exemplo, aplicativos que lembram do horário de remédio e alguns apps de táxi e transportes alternativos.      Outrossim, conforme o sociólogo Bauman, as relações humanas na contemporaneidade são marcadas pela liquidez e pelo caráter efêmero. Nessa perspectiva, é possível analisar que a negligência governamental, no que diz Respeito a políticas públicas veiculadas ao público experiente- como centros de acolhimento e instrução no que tange aos aparelhos tecnológicos-, é pouco assertiva, haja vista que esses projetos não são difundidos de forma eficiente. Dessa modo, o dilema deve ser enfrentado de forma mais organizada e eficaz.         Destarte, a fim de reverter esse quadro nefasto, uma medida é de fundamental importância. O Ministério das Cidades, em parceria com instituições públicas como Institutos e Universidades, deve implementar o projeto Idoso do Amanhã. Com vistas a utilizar os laboratórios de informática desses espaços para aulas de computação.A partir de aulas gratuitas, que serão ministradas por estudantes do curso de Ciência da Computação, nas quais contarão como atividades extracurriculares. Espera-se, portanto, a formação de um vetor necessário para combater a falta de inclusão técnico- social dos aposentados e pensionistas do Brasil.