Enviada em: 06/09/2017

Com os baixos números de natalidade e de fecundidade, além dos avanços no meio científico e fármaco, a expectativa de vida aumentou, e a população idosa tornou-se, nos últimos anos, uma parcela significativa da sociedade brasileira. Entretanto, mesmo com tal fato, esse grupo etário ainda enfrenta algumas adversidades para conseguir viver bem, em especial, a falta de acesso aos seus direitos assegurados pela lei, impasse atribuído a ausência de respeito e a violência, principalmente, psicológica e física, para com eles.       À vista disso, infere-se que a falta de respeito com os idosos ocorre sobretudo devido a escassa educação que as crianças e jovens recebem em relação a como tratar o idoso, ou como se comportar em certas situações. Por conseguinte, os adultos formados vão cometer atos imprudentes como estacionar em vagas preferenciais e não dá o assento do ônibus para o idoso sentar, por ter uma pensamento cultural de que atitudes assim são normais. Um exemplo que pode ser ampliado para mudar essa verdade é o projeto "Esta vaga não é sua nem por um minuto", criado pela prefeitura de Campo Grande, e que tem como objetivo conscientizar os motoristas que estacionam em vagas destinas aos idosos.       No que se refere a problemática em questão, se torna passível de discussão também a violência sofrida por grande parte dos membros da terceira idade. No poema "Velhice", de Vinicius de Morais, o poeta relata como boa parte da sociedade ver o idoso, sendo uma pessoa que não vale mais nada. Esse pensamento social faz nascer a impaciência com ele, que precisa de atenção e cuidados, e com isso, muitas pessoas têm atos violentos.Tal impasse se agrava mais quando a violência é psicológica, a exemplo quando se coloca um idoso no asilo, e a família o esquece, sendo um trauma irreversível para ele, que em alguns casos chega a morrer de tristeza e solidão.      Compelem, portanto, ações mútuas entre o MEC e o Governo, a fim de atenuar as sequelas e otimizar as perspectivas oriundas desse problema. Para tal, o MEC deve adicionar na grade curricular das escolas a disciplina de Cidadania, para que, assim, os alunos passem a cultivar os valores sociais, discutir sobre a velhice e entender o quão é importante respeitar o idoso, evitando atos imprudentes. Outrossim, o Governo deve atuar ampliando projetos como o supracitado, a fito de conscientizar os motoristas sobre a necessidade de respeitar as vagas preferenciais. Por fim, cabe ao Governo também, o papel de aprimorar e ampliar, nos espaços públicos, mecanismos que facilitem a vida do idoso, como mais vagas de estacionamento e mais assentos preferenciais nos ônibus.