Enviada em: 05/07/2018

De acordo com Paulo Freire , célebre educador Brasileiro , "Se a  educação sozinha,não transforma,sem ela tampouco a sociedade muda".Analisando o pensamento e relacionando-o á com as problemáticas que assolam as escolas brasileiras,sobretudo nas esferas do ensino público que em alguns casos possuem uma defasagem com as escolas particulares é imperativo a democratização e a mobilização de setores responsáveis pela educação para que as mudanças decorram.           Ao avaliar sob tal ótica,é indubitável que a valorização do profissional da educação é categórico para transformações no sistema de ensino brasileiro.Baixos salários de professores ,altas cargas horárias e a desvalorização com uns dos pilares de agente de mudança é perceptível que ocorra insatisfações dos educadores.Sendo assim medidas para valorizar os professores como aumento de salários e o incentivo através de cursos de especializações para incentivar a qualificação do educador na sala de aula é visto como uma forma de mobilização para diminuir os problemas nas escolas.        Por outro lado , é cabível enfatizar que mesmo com uma melhora significante na educação brasileira ocorrida aos longos dos anos ,existe ainda uma disparidade entre o ensino público e privado  , que resulta em um abismo de diferenças em que a escola pública ainda enfrenta esse cenário excludente ,como exemplo, baixos rendimentos escolares em alunos e até mesmo a evasão escolar.É importante pontuar também que a desigualdade entre as duas escolas não só reflete apenas na qualidade de ensino , e sim também nas estruturas em que se encontra as salas de aulas , na falta de matérias didáticos e equipamentos que buscar auxiliar na aprendizagem dos alunos piora ainda mais a situação.Logo,no que urge uma mudança em sanar essa discrepância é fundamental buscar meios que estimulam os estudantes para buscar a equidade de ensino nas escolas.         Portanto medidas são necessárias , para que a educação brasileira , garantida na Constituição Federal , mude de cenário.Cabe ao Ministério da Educação implantar medidas educacionais ao longo prazo como investimentos  na formação de professores , e direcionamento de recursos financeiros e estruturais  que incentivem   as escolas buscar melhores resultados.Ademais a participação familiar na educação dos filhos também se torna essencial para melhores rendimentos na vida escolar.Sendo assim , a educação pode se tornar mais democrático nas realidades das escolas brasileiras.