Enviada em: 05/08/2019

De acordo com a constituição cidadã, promulgada em 1988, o estado brasileiro tem o dever de garantir uma educação de qualidade para todos. Entretanto, esse direito tem sido negado quanto à qualidade, como mostra o relatório do PISA, Programa Internacional de Avaliação de Alunos, no qual mostra que o aluno brasileiro não sabe fazer uma conta ou interpretar um texto. Portanto, é importante questionar sobre ás causas e possíveis intervenções para solucionar o impasse.       Primeiramente, a desvalorização aos professores por parte do Governo brasileiro, quanto à remunerações e premiações, proporciona uma desmotivação aos profissionais da educação, com isso suas produtividades são reduzidas, acarretando, assim, diminuição na qualidade do ensino. Além disso, a falta de estrutura das escolas dificulta a aprendizagem dos alunos, onde muitas instituições não tem bibliotecas, quadras esportivas e refeitórios, logo não se tem ambientes adequados para a atividade escolar.       Outrossim, a desigualdade da sociedade brasileira causa evasão dos alunos das escolas, tendo em vista que muitos jovens, com questões socioeconômicas desfavoráveis, são obrigados a abandonar a vida escolar para trabalhar e ajudar a família. Em virtude disso, futuramente esses jovens acabam sendo limitados aos empregos de baixa remuneração, o que dificulta a ascensão social.       Por conseguinte, o Governo deve dar mais incentivo aos professores. Para isso, o Ministério da Educação deve adotar um sistema parecido ao  sistema americano Race To The Top, no qual as escolas, alunos e professores são premiados com verbas bônus caso atinjam as meta estabelecidas pelo Governo. Assim, o MEC determinaria os planos e projetos para cada instituição, oque incentivaria professores e alunos à aumentar a produtividade e serem recompensados pelas conquistas.