Enviada em: 22/04/2017

Falhas na educação     Segundo Immanuel Kant, o indivíduo só alcança a maioridade através do conhecimento. Para isso, é preciso que o pensamento crítico seja estimulado a fim de que seja possível pensar por si mesmo, evitando manipulações ou abusos. No entanto, a educação pública brasileira se mostra falha ao passo que não oferece condições necessárias para a formação de cidadãos, uma vez que o papel da escola não é apenas ensinar conteúdos da grade curricular determinada pelo MEC. Assim sendo, entre diversos impasses à passagem para a maioridade dos jovens, podem-se destacar dois: trabalho infantil e infraestrutura precária das escolas.     Não é possível fornecer educação se não há materiais suficientes para tal. Haja vista que a escola não pode apenas ser formada por aluno e professores, a falta de salas de vídeo, livros na biblioteca e atividades extracurriculares formam uma lacuna no desenvolvimento educacional da criança, já que a integração do aluno com a escola é fundamental para despertar o prazer em estudar. Portanto, melhorias na infraestrutura escolar são essenciais para aumentar o rendimento das crianças.                     Entretanto, o problema da educação brasileira não se restringe apenas a investimentos. De acordo com dados da Fundação Abrinq, tomando como base números do IBGE, cerca de 2,6 milhões de crianças e adolescentes estão expostos a situações de trabalho infantil no Brasil. Como consequência, há o afastamento do jovem da escola em busca da ampliação da renda, impossibilitando sua formação profissional e reduzindo a taxa de escolaridade dos brasileiros.     Em suma, urge a necessidade de medidas publicas para evitar a desistência escolar e incentivar o estudo. Destarte, o MEC deve exigir dos governos estaduais ações para manter esse jovem na escola, como oferecendo mais iniciações científicas remuneradas. Desse modo, a atividade educacional auxiliará na questão econômica do aluno. Além disso, é crucial que as escolas busquem organizar palestras e debates, convidando cientistas políticos para abordar assuntos como a questão da importância do voto na sociedade, por exemplo. Dessa maneira, a educação pública apresentará resultados satisfatórios ao mesmo tempo em que encaminha o estudante a alcançar a ideia de maioridade criada por Kant.