Enviada em: 18/02/2018

Segundo o filósofo Immanuel Kant,”o homem não é nada além do que a educação faz dele”.Em relação a isso,observa-se que uma boa base educacional para a construção social do indivíduo é de suma importância.Porém,no Brasil são evidenciados graves problemas ligados ao setor educacional,nota-se que a falta de infraestrutura e carência de políticas públicas que possam minimizar a redução da evasão escolar.    Em primeira instância, nota-se que a infraestrutura educacional oferecida pelo sistema público brasileiro se encontra negligenciada. nesse contexto, a falta de implementação por exemplo ,de bibliotecas e redes de internet, impossibilitam a ampliação da qualidade de ensino, pois, o aluno passa a não possuir mecanismos básicos de aprendizagem que poderiam auxiliar em seu processo de formação, impossibilitando assim, todo o seu desenvolvimento ao longo de sua formação.   Em segunda instância, outra problemática seria a carência de políticas públicas para redução da evasão escolar. Nesse contexto ,muitas crianças e adolescentes deixam de concluir o seu processo educacional, sendo que um dos principais fatores como mostra os dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio) , cerca de 40% dos jovens abandonam os estudos por falta de interesse.Nesse âmbito, isso pode esta ligado a falta de apoio entre o núcleo familiar do discente ou ainda pela extensa carga de conteúdos do currículo de ensino.   Em virtude dos fatos argumentados ,medidas devem ser tomadas a fim de melhorar a qualidade do ensino público no país .Desse modo ,o Ministério da Educação deve investir na infraestrutura educacional, criando bibliotecas,salas de laboratório entre outros tipos de serviço, para que dessa forma,o discente possa ter uma melhor qualidade de ensino ,e assim, poder se preparar melhor para se ingressar em uma universidade por exemplo. Além disso,o círculo social familiar deve buscar sempre acompanhar o aluno buscando dar apoio e incentivo,assim,o número de evasão escolar possa ser reduzido.