Enviada em: 14/04/2018

No Período Colonial, a educação era vista como algo que atrapalhava a exploração dos recursos naturais no Brasil.Mas que,devido, a vinda da Corte Portuguesa à sua colonia tornou-se necessária à graduação dos médicos e advogados,logo,em 1870 foi sancionado a Constituição para a educação primária,como meio de formação intelectual da sociedade nacional.       Consoante a isso, o filosofo Aristóteles diz que ''a educação seria à maneira de preparar o cidadão para a vida na sociedade''.Entretanto,Hodiernamente essa conjuntura encontrada deturpada,segundo estudo promovido pela Unesco ''The eduction for all'', que avalia o desempenho da educação do mundo.Nessa pesquisa o Brasil ocupa à 88º posição de um total de 120 países do mundo, mostrando assim o quão urgente o sistema de ensino brasileiro necessita de mudanças.        Além disso, outro fator que possibilita a desigualdade de ensino, é a falta  de profissionais graduados em exercer  o papel pedológico nas instituições brasileiras.Visto que,cerca de 35% dos professores não possuem diploma,segundo estatísticas do site G1, ou seja, esses orientadores não possuem mecanismos necessários para o desenvolvimento educacional.Ocasionando assim, o desinteresse por parte dos alunos nas escolas, como também um processo desencadeado para a evasão escolar.        Diante disso, torna-se necessário,portanto, elaborar propostas para combater a desconjuntura educacional.Cabe então, ao Governo Federal conceder maior valorização dos profissionais,através de reajuste salariais como incentivo ao reconhecimento do seu trabalho nas escolas.Não obstante, é necessário que o Ministério da Educação invista em agentes capacitados em informática, para elaborarem nas salas de aula, jogos e a representação dos conteúdos de estudo em 3D,pois, assim possivelmente haverá o maior interesse dos jovens às escolas.