Enviada em: 22/09/2017

Recentemente, a série norte americana " Os 13 Porquês" relatou a história de uma jovem que sofria intimidações no ambiente escolar. Nesse contexto, o desfecho da obra é marcado pelo suicídio de Hannah Baker, uma vez que ela não encontrara respaldo contra as agressões físicas e psicológicas. Nesse âmbito, diversos indivíduos suportam calados o drama do bullying  desencadeando ,assim, em consequências drásticas.     O silêncio das vítimas é resultado do distanciamento entre jovens e  educadores. Consoante Michael Focault o poder coercitivo também rege as micro relações sociais. Dessa forma, o oprimido, envergonhado de ser o lado fraco dessa dominação, esconde dos pais e professores os ataques sofridos constantemente. Ademais, nem todos os responsáveis sabem lidar com essa  problemática. Sendo assim, alguns docentes, não preparados para  identificar os casos de bullying nas escolas, agem com indiferença.    Consequentemente, os atos de injúria resultam em distúrbios psicológicos e comportamentais que atrapalham o desenvolvimento sadio dos adolescentes. Segundo Zygmunt Bauman o diálogo é fundamental para enriquecer-se com a diversidade do outro. De fato, o despreparo das escolas em estimular o respeito mútuo, através da comunicação, acarreta em transtornos como a depressão e a busca pela violência como forma de vingança. Prova disso foi o massacre realizado na escola de Realengo, em 2011, por um  homem  de 23 anos que sofreu bullying no passado.        É imprescindível, portanto, que tragédias motivadas pelo crime de  bullying sejam dizimadas. Para que haja o resgate do diálogo é mister uma relação de mutualismo entre os pais a escola. Essa para estabelecer  projetos que treinem a sensibilização dos docentes a fim de que saibam abrir espaços para a manifestação  dos alunos, além de ensinar o convívio com as diferenças. Aquela para estabelecer vínculos com seus filhos e buscar ajuda psicológica em casos de mudança comportamental. Por fim, as ONG's  poderiam produzir aplicativos que promovam o encontro entre alunos que sentem-se isolados no intuito de promover a inclusão social estimular a inclusão social.    com os alunos sobre o assunto, fornecendo   ]  prejudicados bem como para amenizar problemas como depressão, ansiedade e falta de interesse nos estudos.  distúrbios psicológicos e comportamentais influenciam no isolamento daqueles que são diariamente constrangidos.