Enviada em: 07/10/2017

No contexto social vigente sobre o bullying observa-se o grande desafio nas escolas e a potencialização nas redes sociais, logo, tem consequências negativas no ambiente escolar e na formação do indivíduo, Na série ''Todo mundo odeia o Chris'' na qual a televisão aberta brasileira transmite, é abordado  a perseguição de forma violenta, e que infelizmente é uma realidade no Estado brasileiro.  Segundo o sociólogo Émile Durkheim a escola é uma das instâncias de socialização, porém a escola do século XXI tem por características a limitação de passar conteúdo, sem a preocupação de uma educação crítica. Dessa forma, falta preparo nas instituições de ensino, indubitavelmente nesse interim é gerado traumas nas vítimas, em virtude de ameaças é dificultado as denúncias, assim a persistência do bullying aumenta, e se ampliou para o ambiente virtual, chamado cyberbullying, sendo o oprimido imposto por modelos inatingíveis de perfeição.  Diante ao exposto, comprova-se de acordo com o IBGE que aproximadamente 50% de alunos já sofreu humilhação por motivos da aparência, além disso, existe um alto índice que pode ser explicado por Paulo Freire no qual dizia '' Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor'', ou seja, a ideia de justiça com as próprias mãos, agravando o problema.  Evidencia-se, portanto que, o Ministério da educação por meio das escolas devem promover palestras contra o bullying, com a presença dos responsáveis e dinâmicas na aula voltada para todos os alunos, pois a escola deve atuar na formação de ideologias positivas, bem como, nas palestras propor o uso da internet como meio educativo e fonte de pesquisas e conhecimento, negando qualquer forma de violência. Assim alcançar-se-a um ambiente escolar equilibrado, adequado para uma sociedade sem o bullying e com respeito ao próximo.