Enviada em: 10/10/2018

As redes sociais destacam-se no papel de massificar informações. Por meio do face book, por exemplo, uma informação, verdadeira ou não, pode chegar a milhões em pouco tempo. Dessa forma, em períodos de intensas discussões, como as eleições desse ano, as redes sociais adquirem importante papel como plataforma de campanha. Contudo, despertam preocupações, quando utilizadas com o objetivo de manipular a opinião pública.       Com mensagens instantâneas, as redes sociais revolucionaram as comunicações, facilitando e agilizando a vida de milhões, por isso, tornaram-se o principal objetivo de acesso à internet para 90 por cento dos brasileiros que a usam,segundo estudo da Fecomércio -RJ. Assim, tornou-se o principal meio para a massificação de informações. Em virtude disso, vem sendo bastante utilizada em campanhas eleitorais, seja para expor as propostas eleitorais ou para manipular a opinião do eleitorado.       Esse contexto, de maciço uso das redes sociais, vem sendo, recentemente, explorado por indivíduos de má fé que, com a propagação de notícias falsas (fake news) tentam manipular a opinião dos eleitores, como ocorrido, durante a eleição para presidente dos EUA, quando, fake news colaboraram para definir o vencedor, ou mesmo no brasil, onde distorcem as opiniões e o caráter dos presidenciáveis. Tudo isso, compromete a qualidade das discussões políticas e o resultado das eleições.       Diante o exposto, entende-se como fundamental o uso de mecanismos de verificação de  postagens. Para tal, o Ministério da justiça, deve obrigar, sob pena de multas, as plataformas sociais a incluírem um botão de verificação de postagens que, ao ser clicado redirecionará o usuário para sites de verificação de informações. Ao mesmo tempo, deve promover campanhas publicitárias, nos meios de comunicação de massa, informando sobre esse botão e a importância de seu uso.