Enviada em: 17/10/2018

Com a globalização, a televisão e o jornal tendem a perder o monopólio dos meios de comunicação para a internet com o crescente número de usuários das redes sociais. Logo, pode ser usado como meio de propaganda eleitoral nas eleições como já utilizados pelo Barack Obama e também pelo atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Com o aumento dos internautas, a internet se tornou um meio eficiente de promoção eleitoral, porém além de tal uso, tornou-se também ferramenta de disseminação de falsas notícias sobre candidatos.      Nas eleições 2018, apresentou um grande uso das redes sociais como local de propaganda e debate entre eleitores e candidatos, assim gera uma proximidade entre eles, tal que pela campanha no rádio e na televisão não era possível. A atual legislação brasileira tem uma lei a respeito da propaganda eleitoral gratuita na televisão, que divide de forma desigual o tempo entre cada candidato seja a presidência ou a governador de estado. A divisão é feita de acordo com a bancada da Câmara de Deputados, assim alguns candidatos não têm tempo suficiente para expor seus ideais. Então, a internet, com ênfase nas redes sociais, é um veículo de informação democrático e dá oportunidade igual a exposição, além de maior contato entre os eleitores. Por isso, as redes sociais apresentam um papel relevante nas eleições.       Com a ampla divulgação e maior uso da internet na promoção eleitoral, além da peculiaridade de extremismos do atual cenário político, as redes sociais tem seu papel usurpado pela propagação de falsas notícias. A fake news é a expressão utilizada para definir as falsas notícias, que antes das eleições já afetava a internet. Atualmente, elas são direcionadas a informações ludibriantes sobre candidatos como forma de denegri-los, como descritos na entrevista do Mentor Neto para o canal Antagonista do Youtube. Logo, os males das redes sociais atingem a campanha eleitoral de certos candidatos, assim desvia o real papel delas nas eleições.      Portanto, há atribuições das redes sociais na eleição como meio de propaganda eleitoral, que, infelizmente, é atingido pelas fake news com consequências negativas na campanha. Como uma forma de identificar e inviabilizar as fake news, o indivíduo deve manter uma rede de propagação de informações como confiáveis. Assim, ao receber ou até compartilhar uma notícia, ter um ponto de vista crítico sobre tal, para caracterizá-la como verdadeira ou não. Além disso, podem buscar aplicativos ou sites, que, atualmente, foram criados com o objetivo de mostrar o que é um fato e o que é uma falsa notícia. A eleição é uma forma democrática de decidir quem irá representar a população, logo a internet tem um papel importante, devido ao atual cenário de globalização, e deve ser usado com bom senso.