Enviada em: 12/10/2018

Este ano a rede social Facebook se manifestou em relação a suposta manipulação das eleições americanas, a qual a empresa admitiu que o candidato eleito, Donald Trump pode ter sido beneficiado devido ao sistema de algoritmos do facebook, o qual direciona um conteúdo de interesse do usuário, contribuindo assim para vitória de Trump. Em paralelo com o fato, grande parte das discussões da atual eleição brasileira, estão acontecendo por redes sociais, e diversos partidos e eleitores elaboram estratégias eleitorais baseadas em fake news, as quais tem como objetivo difamar o candidato oponente.       Conforme supracitado, as redes sociais são palco de diversas discussões politicas, a questão é que as notícias ali compartilhadas na maioria das vezes procedem de fontes desconhecidas. As fake news nas eleições atuais se tornaram uma estratégia eleitoral, já que grupos partidários elaboram uma forma de convencer o eleitor em quem não votar, abrindo espaço para uma propaganda ludibriante do candidato oponente. Em consequência, pode haver o acarretamento de centenas de brasileiros, insatisfeitos politicamente, pois não buscaram informações de fontes concretas, além de correr o risco de eleger um candidato que não os representa, ao contrário do que imaginavam.    Ademais, as notícias compartilhadas via redes sociais que provém de jornais e emissoras, indiretamente ou diretamente apoiam algum candidato ou partido, interferindo de forma significativa para as eleições. Além dos mesmos veículos de notícias também serem responsáveis por pesquisas eleitorais, as quais podem direcionar o eleitor aos candidatos com maior intenção de votos, o que pode distanciar o eleitor de votar em candidatos que represente seus ideias.       Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. O Ministério das Comunicações em parceria com empresas de verificação de notícias, devem elaborar um plano de ação, com a formação de uma equipe, a qual terá profissionais devidamente treinados para identificar notícias falsas e com intermédio das redes sociais solicitarem a eliminação das mesmas. Tendo como principal objetivo eleições com informações transparentes e eleitores devidamente informados.