Enviada em: 27/10/2018

-Efeitos da redes sociais nas eleições        É consenso que em meio a sociedade contemporânea, temas como a influência midiática por meio das redes sociais para fins políticos são de relevância nacional. Desse modo, ocorreu nas eleições 2018, onde as mídias sociais têm um papel fundamental nas discussões políticas. Visto que, após a intensificação do uso da internet no Brasil, e consequentemente das redes sociais, passaram-se a ser ferramenta para o uso das campanhas eleitorais.       Embora, o acesso a internet da população brasileira seja baixa comparado a outros países, ainda é um instrumento decisivo para as campanhas políticas. Isto é, com as mídias socias, essas campanhas podem atingir uma maior parcela da sociedade de maneira mais abrangente, pois elas permitem uma maior liberdade de expressão em suas notícias publicadas por tempo indeterminado (diferente da TV e rádio -grandes mídias) para divulgação de matérias, podendo ser uma ameaça aos oligopólios midiáticos atuais (Rede Globo, revista Veja, Rede Record, etc.) na transmissão de noticiário. No entanto, isso não significa que as informações compartilhadas sejam confiáveis, porque alguns partidos políticos de maneira anti-ética, utilizam as redes para benefício próprio, podendo influenciar diretamente  nos resultados das eleições.       Dessa maneira, alguns partidos aproveitam da fragilidade das redes sociais em sua regulamentação para disseminação de notícias falsas para se obter vantagem. Essas notícias recebem o nome de "Fake News" que refere-se as mentiras divulgadas principalmente no meio virtual, que dentro da política tem como objetivo criar boatos reforçando pensamentos através de equívocos, com o âmbito de induzir a opinião pública para captação de eleitores de maneira ilegal. E isso exerce uma influência midiática para com o público alvo, a fim de persuadir sobre eles de modo deturpado com relação a determinados partidos alvos dos "Fake News".       Portanto, o papel das redes socias nas eleições desempenham forte atuação sobre o resultado, principalmente com a propagação das "Fake News". Dessa forma, é dever do Estado através do Ministério da Transparência e Controladoria-geral, identificar partidos que utilizam de notícias falsas para se promoverem, para que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) tome as devidas providências sobre as punições necessárias, exigindo que retirem o conteúdo da internet e retratando-se logo depois. Desta forma, as campanhas eleitorais se tornarão mais transparentes e consequentemente, obtendo-se resultados mais justos e honestos para a população brasileira.