Enviada em: 23/11/2018

Redes sociais em relação a politica  Em 2014 as redes eram utilizadas pelos eleitores e pelas pessoas com maior renda. Em 2018, há um processo de universalização das redes sociais. Entre a faixa etária de 16 e 35 anos o percentual de utilização ultrapassa 90%. E é crescente a utilização de redes sociais entre as pessoas da terceira idade, alcançando índice superior a 50%.  O envolvimento com o celular é crescente, sendo o maior parceiro das pessoas. Muitos passam a maior parte do dia consultando o celular e 69,5% costumam utilizar as redes sociais como fonte de informação, em especial, para saber o que está acontecendo em sua cidade, os que utilizam o celular para se informar, 70,6% afirmam que verificam a fonte de informação. Com a ampliação dos alertas em relação as notícias falsas (Fake News) apenas 6,5% dos eleitores confiam nas publicações, sem consultar a fonte da informação.  Com o começo das campanhas eleitorais os candidatos passaram a disponibilizar seus materiais nas redes sociais. Os eleitores ativos e passivos representam  gaúchos que serão atingidos pelas narrativas políticas divulgadas nas redes sociais. É importante registrar que 1/3 destes eleitores afirmam que mudaram de opinião em relação a uma pauta ou a um candidato em função de informações que receberam nas redes sociais.  Para quem gosta de comparar a eficiência entre os meios, a televisão continuará tendo um papel decisivo, pois não há relacionamento sem credibilidade, o celular em hipótese alguma ira ser substituido por completo pelo celular já que a tv tem um publico direcionado e fiel.