Enviada em: 25/11/2018

É notório a fácil integração através da internet, assim, é importante ressaltar que o Brasil tem cerca de 70% de sua população usuário de redes sociais. Por tanto, essa porcentagem ressalta a grande quantidade de pessoas com acesso a informação e propostas de diversos políticos, possibilitando também debates de opiniões e ideais dos internautas. Por sua facilidade de acesso a informação, elas podem ser também utilizadas de forma errada, e acabam denegrindo e prejudicando os candidatos e a população em geral.        Através da internet, cidadão não só do próprio país, como de outros também, podem expressar opiniões que logo alcançaram milhares de pessoas através das redes sociais. Porém, devemos ressaltar que nem todas as informações distribuídas nas redes sociais são confiáveis. As fake news rodeiam as nossas redes sociais para a difamação política e manipulação de cidadãos desinformados.        A situação fica mais agravante quando a população não se interessa pela busca de informações em fontes confiáveis de notícias, e pela falta de iniciativa para apurar e descobrir se as informações passadas são ou não verdadeiras, deixando assim, que as fake news se espalhem cada vez mais. Dessa forma, graças a desinformação, a população pode acabar tomando péssimas decisões para o futuro do país.        Concluímos então, que as redes sociais e desinteresse da população pela busca de verdadeiras notícias, acabam colaborando com a disseminação de fake news. Portando, a mídia e usuários devem trabalhar para conter as fake news, esclarecendo assim, as falsas informações disseminadas no nosso dia a dia. Deve-se tentar ensinar as formas que temos de perceber o que são fale news, visando atingir o máximo de pessoas e convencer os eleitores a se atentarem bastante nesse momento de incertezas.