Enviada em: 24/07/2018

O nazista Adolf Hitler, durante seu governo, atuava de maneira em que, toda a sociedade ariana fosse estimulada a apoiar sua regência, por fim fortalecendo-a. Entre os grupos que compunham essa instituição, estavam os jovens, que contribuíram de forma significativa para o movimento. Nesse sentido, verifica-se que a juventude pode alterar um contexto social, mas  que ainda hoje enfrenta obstáculos.   Dentre esses empecilhos, está a desvalorização da sociedade para com o jovem, julgando-o imaturo e subestimando seu conhecimento. Valendo-se disso, é importante ressaltar que a liberdade de expressão está presente no Art.5 da Constituição Brasileira de 1988, garantindo que o indivíduo não sofra censura em sua atividade. Sendo assim, por mais que o corpo social diga não, a juventude continuará se manifestando.   Em consequência disso, os jovens não são estimulados a atuarem nas variadas instâncias da sociedade. Segundo Aristóteles, o homem tem por natureza desejo de conhecer, e os jovens não são diferentes. Uma vez incentivados a buscar o novo, eles podem encontrar seu lugar e intervir de forma positiva dentro de sua esfera social, cumprindo seu papel de cidadão.    Portanto, fica evidente os desafios enfrentados pelos jovens. Para remediar esse paradigma, o Ministério da Educação deve promover ações, como palestras em escolas e locais públicos, encorajando o jovem sobre a importância e necessidade de sua atuação na sociedade; juntamente com os Três Poderes, fortalecendo as leis existentes que garantem a liberdade. Com isso, os pequenos adultos serão menos acomodados e atuarão como protagonistas na comunidade, como ocorreu durante o Terceiro Reich.