Enviada em: 24/04/2018

A publicidade encontra-se muito presente no cotidiano brasileiro, englobando diferentes públicos-alvo, dentre estes, o mais preocupante é o público infantil. O bombardeio apelativo de consumo direcionado ás crianças deveria ser proibido no Brasil, uma vez que, essas publicidades contribuem negativamente para a formação do consumidor e cidadão do futuro.       A publicidade nazista de Hitler, na Alemanha, além de disseminar a ideologia do período, contribuiu também para a sustentação de seus adeptos. Deste fato histórico evidência-se o poder que a propaganda teve, e ainda tem, na formação social dos adultos. Portanto, questiona-se - o que este meio pode causar no desenvolvimento das crianças?       Para Lev Vygotsky, a internalização do conhecimento se dá por meio da mediação. Ou seja, a publicidade é a mediadora entre a criança e o produto. Essa mediação internaliza na criança o desejo de obter o produto, e esta por sua vez, não apresenta desenvolvimento cognitivo suficiente para questionar-se se o produto é realmente indispensável para sua vida. Então, crianças brasileiras que são constantemente expostas ás publicidades se tornarão adultos consumidores desenfreados.       Para tanto, é fundamental que o estado criminalize essa prática e crie um órgão responsável pela fiscalização e cumprimento da lei a médio e longo prazo. Pois, somente assim teremos gerações de cidadãos e consumidores conscientes e responsáveis.