Enviada em: 14/03/2019

A publicidade infantil tem sido uma questão bastante abordada nos últimos anos. É fato que crianças são facilmente influenciadas, dessa forma os profissionais de publicidade se aproveitam da ingenuidade desse grupo para, enfim aumentarem o consumo que consequentemente gera um lucro mais elevado.       O comércio pode, às vezes, exagerar nas publicidades dedicadas ao público infantil, um exemplo clássico disso são propagandas que mostram como a vida é feliz se você possuir determinado objeto, incentivando assim o consumo exagerado. Outro aspecto atrativo é o uso da imagem de pessoas felizes apenas porque possuem tal produto, tática já usada a alguns anos. Por exemplo, quando haviam propagandas de cigarros que começaram a fazer esta abordagem, apesar de ter sido uma publicidade voltada ao público adulto, crianças também começaram a usar o produto por acharem que trazia a tal felicidade almejada.       Como as crianças têm a tendência de copiar atitudes dos pais ou adultos, elas acham que assim como eles, podem comprar cada vez mais, porém não possuem a capacidade de definir o que é relevante para suas vidas, sendo sempre atraídas pelo visual do produto ou por sua propaganda que traz uma expectativa muito alta.       Os pais, que são os principais influenciadores dos jovens, devem mostrar à elas, o que é realmente necessário e o que é fútil. Atitudes que podem ajudar são básicas, como explicar e mostrar qual é o real valor das coisas e demonstrar que nem tudo que as propagandas mostram são totalmente verdade, afinal os pais e responsáveis são os melhores exemplos para os filhos.