Enviada em: 14/03/2019

O público infantil, há muito tempo, é visto pelas empresas, como parte relevante no mercado consumidor no Brasil, principalmente de brinquedos e produtos alimentícios.         Se analisarmos o momento atual do mercado consumidor infantil, podemos ver que as crianças são altamente influenciadas por propagandas que foram criadas exclusivamente para chamar a atenção do público infantil. Normalmente essas propagandas, principalmente as de brinquedos, são criadas por empresas especializadas e tem uma linguagem direcionada às crianças, com muitas palavras-chave e contendo um alto nível de cores, fazendo com que a criança tenha um grande interesse pelo produto ali comercializado. No ramo alimentício, empresas como McDonald´s, fazem uma grande associação da alimentação a brinquedos ou até mesmo fazem o uso de uma linguagem lúdica, que atrai diretamente o público alvo.     Segundo especialistas em comunicação, a publicidade infantil é considerada abusiva, pois uma criança não é capaz  de reconhecer o caráter persuasivo de uma propaganda, fazendo com que ela seja ainda mais vulnerável não conseguindo responder eficientemente ao discurso publicitário.       O Brasil, é um dos países que tomou medidas para assegurar os direitos infantis. Uma solução para tal problema seria a não extinção de propagandas, mas sim o redirecionamento dos conteúdos para o público consciente e responsável.