Enviada em: 30/04/2017

De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações dinâmicas da sociedade são características da modernidade líquida do mundo contemporâneo. A publicidade infantil se encaixa nesse contexto, visto que as crianças possuem uma certa vulnerabilidade sobre as propagandas. O artigo 37 do Código do Consumidor, considera abusiva a publicidade infantil, pois a criança ainda não consegue discernir o real do irreal, ela começa a ter um desenvolvimento psicológico a partir de cinco anos de idade. Muitos países como a Coréia do Sul, Dinamarca, Bélgica e outros, possuem uma proibição parcial das propagandas devido a essa problemática. Muitas empresas utilizam desenhos animados e brinquedos para conseguir persuadir a criança a comprar determinado produto. A venda de alimentos de fast food utilizam esses artifícios para atrair mais clientes, e um grande problema que isso está causando é a obesidade infantil. O combate a publicidade infantil deve tornar-se efetivo, pois as crianças possuem uma grande vulnerabilidade. É necessário que ocorra a junção da sociedade, CONAR e da justiça, para que juntas possam fazer uma fiscalização maior e mais campanhas contra esse tipo de propaganda.