Enviada em: 11/08/2019

Desde o Iluminismo,entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro.No entanto,quando se observa a questão da implantação do ensino domiciliar,em contrapartida,com a precária educação ofertada no país,hodiernamente,verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática,uma vez que a inobservância estatal impulsiona o acesso ao conhecimento.Assim,cabe analisar as principais causas e consequências de tal postura negligente para a população.    Em primeiro lugar,é importante destacar como o Governo e suas aplicações estejam entre os impulsionadores do problema.Nesse caso,a Constituição Federal de 1988 garante a todos os indivíduos o direito a  cidadania,educação e ao bem-estar social.Contudo,devido aos escassos investimentos estatais  em funcionários capacitados e em melhor suporte técnico,medidas que tornariam o sistema educativo mais incluso para a sociedade,isso não é firmado.Assim,ressalva-se a importância de uma melhor administração e fiscalização por parte de algumas gestões públicas para transpor o impasse.   Outrossim,é valido também salientar que uma boa parcela da população não tem condições financeiras de se manter no ambiente educandário,o que é responsável por criar um "apartheid educacional".Segundo notícia publicada pelo portal uol,cerca de 2,8 milhões de crianças não frequentam a escola.Sob tal ótica,inúmeros jovens deixam de estudar para ajudar no sustento de casa,uma vez que a baixa renda familiar impede que o trabalhador coloque seus filhos na escola e,tampouco,em um ambiente privilegiado de professores particulares.Situação caótica,todavia,mutável.   Em suma,medidas são necessárias para mitigar os problemas frente aos entraves do ensino domiciliar.Para tanto,cabe ao Governo,fazer a manutenção educacional por meio do sistema legislativo para que as escolas  continuem sendo o maior órgão responsável pela educação das crianças,já que,para o filósofo Kant"o ser humano é fruto da educação".Ademais,convém às entidades governamentais elaborar concursos para a contratação de funcionários capacitados,além de promover campanhas e projetos assistências com tutoria de professores,estabelecendo materiais e livros didáticos para que as minorias tenham acesso ao conhecimento,mantendo a interação entre aluno e professor com o intuito de aumentar a capacidade de socialização dos jovens.Dessa maneira,será possível minorar os entraves frente a educação e,somente assim,poder devolver o direito de cidadania e conhecimento bem como defendido pela Constituição.