Enviada em: 12/08/2019

Há cerca de 700 a.C., na Grécia Antiga, é possível encontrar registros da realização de grandes eventos esportivos com intuito de promover a integração entre cidadãos das diversas cidades-Estado. Atualmente, o esporte ainda é parte da construção educacional e social nas escolas por todo o mundo. Contudo, mesmo diante da importância histórica e contemporânea, o Brasil não apresenta suficiência no engajamento esportivo, obstruindo possibilidades de avanço na construção do caráter de cidadania nos brasileiros.   Segundo a Constituição de 1988, o acesso ao lazer e a saúde constituem direito básico. A prática de esportes é vista como uma forma de integrar ambas as garantias constitucionais. Todavia, há uma defasagem nas políticas de implementação de estrutura ao esporte no Brasil, sobretudo em escolas do ensino público. Estima-se que menos de 30% das instituições públicas de ensino possuem quadras poliesportivas, o que impede a realização regular de atividades lúdicas entre crianças e jovens. Tal realidade acarreta, em curto prazo, a piora no desempenho escolar e, futuramente, o aumento nos números de evasão escolar, segundo a ONU.   Ademais, a construção de valores sociais na fase infanto-juvenil também é influenciada pela prática de esportes. Segundo estudos da área de psicopegagogia, atividades lúdicas orientadas são responsáveis pelo desenvolvimento expressivo de questões emocionais e relacionais. Sob esse mesmo aspecto, é evidente que o investimento em esportes na primeira e segunda infância é a maneira contemporânea de garantir a saúde física e mental dos futuros adultos na sociedade.    Assim, com a finalidade de garantir o melhor futuro para crianças e adolescentes, respeitando a Constituição, espera-se a implantação de políticas mais eficientes no atual cenário brasileiro. Portanto, o Governo Federal em conjunto com o Ministério da Cidadania, devem traçar um planejamento a nível nacional, com maior foco nas escolas de ensino público. Cita-se como exemplo, a promoção de campeonatos e gincanas escolares, com o objetivo de incentivar os alunos e integra-los com a comunidade. Além disso, é necessária a capacitação formacional de professores da área, para que estes possam fornecer e orientar os alunos a melhor maneira de se praticar esportes e os valores com ele aprendidos.