Enviada em: 01/06/2017

Coexistência Social       Karl Marx, pensador alemão, afirma que os indivíduos devem ser analisados de acordo com o contexto de suas condições e situações sociais, já que produzem suas existências em grupo. Nessa lógica, torna-se pontual compreender as consequências geradas pela evasão dos jovens no meio escolar. Isso significa que o ingresso precoce no mercado de trabalho e a falta de assistencialismo aos locais longes das instituições contribuem para o abandono dos estudantes da escola.       Em primeira análise do problema, observa-se que o número de pessoas abaixo dos 17 anos que já trabalham é elevado, pois existem demasiados fatores que levam a isso, como a precariedade de dinheiro em suas residências. Essa questão é pertinente, uma vez que evidencia a realidade que muitos brasileiros se encontram devido a desigualdade social, na qual jovens vivem na pobreza e trocam a escola pelo emprego para assistir no sustento familiar. É indiscutível, então, que se precisa alterar a situação efetiva da sociedade, visto que tais acontecimentos são preponderantes para o distanciamento da juventude do ensino.       Outra razão fundamental para a consolidação desse tipo de pensamento, é o fato de que parte da população que vive nas zonas rurais não recebe atenção adequada, o que dificulta o acesso às devidas instituições. Nesse caso, o equívoco ocorre no erro de se acreditar que essas pessoas têm educação presente, todavia, é notória ausência desses recursos por consequência da má transitação dos alunos do âmbito rural para o urbano. Diante desse quadro, não se pode adiar a melhoria dos transportes públicos para que cresça a quantidade de adolescentes na escola.            Portanto, o posicionamento assumido nessa discussão demanda duas medidas pontuais. A princípio, o Governo Federal deve estabelecer como meta iniciativas que melhorem as condições de vida das famílias como o incremento de cursos técnicos e mais vagas de emprego para os adultos, com a intenção de fazer com que o jovem volte para as escolas. A outra ação precisa ser fomentada pelo Governo Municipal, no sentido de viabilizar meios de locomoção para os alunos, a fim de que eles passem a estudar. Com esses direcionamentos, os indivíduos, como advoga Marx, irão coexistir com uma educação melhor para o bem estar social.