Enviada em: 26/06/2017

Em meio a sociedade brasileira atual, observa-se que pré adolescentes e adolescentes vem se ausentando gradativamente do ambiente escolar. A princípio o não comparecimento é esporádico, até isso tornar-se habitual levando a total ausência do jovem. É de conhecimento geral que jovens estudantes do ensino fundamental ao ensino médio estão em processo de crescimento e amadurecimento, com isso, seus interesses vão além do que é passado em sala de aula e não há o envolvimento necessário para que esses estudantes se interessem em manter a frequência/permanência escolar. Considerando outros fatos importantes, vemos também que a evasão escolar se caracteriza por conta de problemas sociais, escolas distantes, inserção do jovem no mercado de trabalho, criminalização, entre outros.  Logo, é importante darmos atenção ao acompanhamento desses indivíduos. Trazendo programas de inclusão, transferência para uma escola mais acessível, introduzir a tecnologia de uma maneira positiva, possibilidade de acompanhar online o desenvolvimento de cada estudante, acompanhamento pedagógico mensalmente, e se assim se fizer necessário, o acompanhamento psicológico, dando enfase que é de grande importância que os pais desses jovens (principalmente tratando-se de regiões periféricas) também participem desta ação, por conta de maior vulnerabilidade social. Contudo, o governo e a escola precisam caminhar lado a lado com o jovem do século 21, fazendo com que haja um maior interesse do cidadão juvenil ao espaço estudantil, convertendo algo que se torne prazeroso e não somente obrigatório para seu desenvolvimento discente.