Enviada em: 26/06/2017

O Brasil tem a 3ª maior taxa de evasão escolar entre 100 países de acordo com o Relatório de Desenvolvimento de 2012 realizado pelo PNUD. Tal pesquisa afirma que um a cada quatro alunos abandonam a escola antes de completar a última série. Entre as principais causas da evasão escolar no país, a falta de interesse e condições financeiras ganham destaque.    A falta de interesse é o motivo principal. De acordo coma fundação Getúlio Vargas, em 2006, 40,3% dos jovens de 15 a 17 anos abandonam a escola, alegando excesso de conteúdo, repetência, dificuldade de acesso, precariedade na estrutura ou não gostar da didática do professor.    Outrossim, a necessidade de ajudar na renda familiar, gravidez na adolescência, envolvimento com drogas e criminalidade são fatores relevantes nesta discussão. Estudos feitos pelo IBGE e MEC apontam os indivíduos que alegam tais motivos sendo a maioria negros e de baixa renda.    Portanto, faz-se necessário a criação de políticas públicas envolvendo equipes multidisciplinares, que identifiquem os indivíduos que abandonaram a escola e auxiliem em suas necessidades, sejam físicas, psicológicas ou econômicas. Aprimoramento da didática dos professores, aliando tecnologia à educação, contextualizando com a realidade do aluno, e fornecendo atenção individualizada a cada um. Além disso, o contato direto da direção escolar com os pais ou responsáveis, relatando número de faltas, comportamento e dificuldades observadas no âmbito escolar.    É importante que todos tomem conhecimento de que a educação é direito de cada um, e que só através dela é possível alcançar objetivos com dignidade.