Enviada em: 29/06/2017

Segundo o educador Paulo Freire, no livro "Pedagogia do Oprimido" , a educação tem papel fundamental na dinâmica da sociedade. Embora as escolas apresentem-se como os principais agentes na formação do cidadão, observa-se, no Brasil, um alto índice de evasão de seus alunos, o que tem causas estruturais e sociais.       A manutenção da estrutura clássica das instituições de ensino. sobretudo com a concentração da transmissão de conhecimentos na figura do professor, é uma das principais causas do abandono escolar. Na pós-modernidade, como observado por Zygmunt Bauman , a ordem imutável do mundo encontra-se em apuros. Nesse sentido, o ensino unilateral, no qual os alunos são meros receptores de conhecimento, provoca o afastamento dos estudantes pela falta de interesse. Ciente disso, as instituições de ensino devem atualizar-se tornando dinâmico o ambiente.       Ademais, questões sociais também influenciam na permanência dos alunos na escola. Partindo da premissa de que esse ambiente é reflexo da sociedade, comportamentos violentos, como os que caracterizam o "bullying", surgem, projetando o que existe de mais nefasto nas relações interpessoais: a segregação e a discriminação. Em função disso, é crescente o número de crianças e adolescentes que têm seu desempenho afetado e abandonam a escola - segundo o Programa Internacional de Avaliação do Aluno, o "bullying" é o principal causador da evasão escolar.       Decerto, o afastamento escolar afeta o desenvolvimento da sociedade por interferir no processo de transformação do individuo como ser social. Portanto, a fim de solucionar esse problema, o Ministério da Educação deve, por meio de suas mídias sociais, pode elaborar campanhas publicitárias buscando trazer novamente para as salas de aula esses alunos. Além disso, mudanças no atual método de ensino devem acontecer, possibilitando maior integração dos alunos,tornando-os protagonistas na construção do saber. Assim, reduzindo a evasão escolar, a educação cumprirá, de fato, seu papel norteador da sociedade.