Enviada em: 02/07/2017

De acordo com pesquisas os jovens entre 14 e 17 anos de idade abandonam a vida escolar antes de seu término. Motivados por fatores como desinteresse, gravidez precoce, procura por emprego, violência, falta de qualidade no ambiente escolar, pobreza, entre outros, que por sua vez esvaziam as salas de aula.  A educação recebida nas escolas tem a função de socialização secundária dos indivíduos, visto que é por meio desta que a ascensão, social e mental é adquirida. Os jovens que abandonam a escola precocemente, tendem a escolher um estilo de vida alternativa que muitas vezes não é o suficiente pra subsistência do indivíduo, crescendo assim, o índice de pobreza do país e desigualdade social, por exemplo. Um país que não se desenvolve é um país que não qualifica seus cidadãos, e quanto maior a evasão, menos evolutivo será o país, e não se tratando somente do economia do país, mas do desenvolvimento individual dos cidadãos que liga-se diretamente a educação recebida.  Em contraste ao que se vive no Brasil, países como EUA e China, investem em atividades educacionais, projetos e dinamização da educação com qualidade, que despertam o desejo de estudar nos alunos e fazem da vida escolar uma das melhores fases, e consequentemente tornando os países em potências educacionais, com jovens que adentram nas melhores universidades justamente por receberem uma base sólida no ambiente escolar.  Diante dos fatos, o Brasil deve investir mais em educação de qualidade, criando projetos e programas que revertam o atual cenário de evasão no país. Adotando estratégias que atraiam os jovens para as escolas, incluindo acessibilidade, projetos, palestras, amostras científicas, atividades dinâmicas, entre tantas outras, que por sua vez transformam o ambiente escolar em algo proveitoso e com qualidade, visto que desenvolvimento do país é proporcional a educação e qualificação do seus cidadãos, caso o contrário considera-se retrocesso.