Enviada em: 16/04/2017

Ao analisar o tema sobre os impactos ambientais do consumo, nota-se a importância em refletir sobre suas causas e consequências, pois afetam diretamente a qualidade de vida da população e o meio em que vive. Tal fato não é recente, visto que a sociedade vem evoluindo e buscando novos meios de tecnologia e, com isso o consumismo e os diversos impactos causados por essas inovações ganham maior destaque. Dessa maneira, percebe-se que o desinteresse por parte das empresas e da população em ter um modo de produção e uma vida mais sustentável colaboram com a poluição do meio ambiente.   Desde a Revolução Industrial, as mercadorias começaram a ser produzidas em massa e a expressão "sociedade de consumo" fez referência a uma fase do capitalismo que passou a enfatizar cada vez mais a atividade de consumo na sociedade. Uma das consequências da falta de sustentabilidade das empresas é a prática da obsolescência programada, na qual os itens tornam-se sem utilidade por um tempo curto ocorrendo a destruição dos recursos naturais ao mesmo tempo em que aumenta consideravelmente a geração de lixo. Dessa forma, a natureza é prejudicada afetando os seres vivos que nela vivem.   Além disso, observa-se que o conhecimento sobre sustentabilidade em uma sociedade consumista ainda não foi alcançado. Isso ocorre, em grande parte, pela falta de uma educação ambiental mais abrangente, que possa demonstrar o quanto o consumo desenfreado pode gerar males ao meio ambiente, além da falta de instruções em como deve ser realizado o descarte do lixo. Desse modo, quando Hobbes afirma que o homem é o lobo do homem, corrobora a ideia de que as próprias ações do ser humano afetarão a ele mesmo, provocando enchentes, ambientes contaminados por lixos tóxicos acarretando em doenças, deslizamentos e outros. Por isso, o equilíbrio social e ambiental deve ser alcançado para que os desastres ambientais não sejam prorrogados.   Torna-se evidente, portanto, que o descaso com meio ambiente é devido ao estilo de vida que as empresas e a sociedade têm. Nesse caso, é necessário que as empresas informem sobre o ciclo de vida dos produtos e a forma correta para descartar os resíduos sólidos ao consumidor, a fim de preservar o ambiente. Além disso, uma ação conjunta do Ministério do Meio Ambiente com a mídia em motivar a prática do Princípio dos 4 R's, reduzindo, reutilizando, reciclando e recuperando resíduos ao invés de descartá-los com o objetivo de adotar um padrão de consumo mais sustentável poupando os recursos naturais e contendo o desperdício. Assim, a coletividade se faz presente no dever de defender e preservar o espaço para as presentes e futuras gerações.